Nas aulas de Filosofia durante o 2º Bimestre foi discutido a democracia no Brasil, seus aspectos, o ideal grego e sua realidade brasileira. Foi lido o texto do filósofo Leonardo Boff: "A pobreza da democracia brasileira (disponível em http://elviofilosofo.blogspot.com/2011/05/pobreza-da-democracia-brasileira.html) e foi pedido que os alunos tecessem uma opinião sobre o assunto, vários textos interessantes foram escritos, o mais profundo e crítico foi da aluna Vanessa Aline Wagner do 3º EM A, confira na integra o texto:
A democracia brasileira.
O texto nos faz refletir sobre o regime político em que vivemos. Trás para nós a grande questão da qual nunca falamos: a qualidade de nossa democracia.
De fato nunca paramos para pensar que democracia não é apenas votar, e o estado de decadência em que ela se encontra.
O significado da palavra democracia, “poder do povo” deveria ser bem mais que uma simples filosofia, deveria ser criada e exercida como qualquer coisa considerada importante. No entanto, nós, que somos e que fazemos o poder, não ligamos a mínima para com o que fazem os nossos governantes. Nos tornamos tão complacentes com situações como os tais programas sociais que não enxergamos a realidade na qual vivemos,porque se enxergasse-mos, veríamos que somente isso não é o bastante.
A sociedade precisa envolver muito mais que meia dúzia de hipocrisias ditas pelos governantes e que inclusive, aceitamos e compreendemos fielmente, sem reivindicar de maneira alguma o que nos é de direito.
Vanessa Aline Wagner, 3º EM A
Nenhum comentário:
Postar um comentário