quinta-feira, 9 de junho de 2011

A importância dos recursos tecnológicos na aprendizagem do aluno.

O NÃO-FECHAR-SE PARA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.

Ao refletir sobre o assunto, me veio a mente a frase de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena.” Deste pequeno trecho podemos pensar uma vida. Quantas vezes transformamos nossa alma que é imensa, infinita em pequena e pobre. Pequena por não aceitar o novo, relutar em experimentar o desconhecido, limitar-se ao cotidiano e corriqueiro. Empobrecemos nossa alma - aliás diga-se de passagem, este momento que estamos vivendo a sociedade, a mídia, o mundo se tornou campeão em empobrecimento de almas – quando não temos vontade de aprender e de aceitar desafios.
Como educadores temos que ser aqueles motivadores da construção e do engrandecimento das almas humanas, de pessoas comprometidas consigo mesmo e com o outro, já que ele faz parte de mim e eu dele, não podemos deixar que a alma de nossos alunos se torne pequena, se isso acontecer nada valerá a pena.
Quando falamos de recursos tecnológicos, pensamos em máquinas, ciberespaços, em um mundo virtual, mas este deve servir para melhorar o mundo real, penso que este é sua principal importância e papel. Na educação pós-contemporânea as novas tecnologias aparecem como meio para esta finalidade, melhorar a relação ensino-aprendizagem.
O professor não pode de forma alguma pensar que é desnecessário a utilização dos recursos existentes. Tudo que for usado para o bem da aprendizagem é muito valioso. O argumento “eu não sei mexer no computador”, não é mais valido. Pois se tem varias formas de aprender a manuseá-la. E não querer aprender ou se recusar em utilizar na sala de aula não vale a pena, é tornar a alma pequena.  
Profº. Elvio Vilalba Valejo
Professor das disciplinas de Filosofia, Sociologia 
e da STE da EE Dep. Carlos Souza Medeiros



As tecnologias na educação.

No mundo atual as tecnologias estão inseridas em praticamente todas as situações de nosso dia-a-dia, aos poucos fomos nos acostumando com as mesmas,  e hoje as utilizamos às vezes sem nem percebermos. Na educação não foi diferente,  as tecnologias foram chegando e hoje se tornou um  importante recurso didático, embora tenha  provocado medo e certa rejeição, assim como toda novidade. O uso das tecnologias educacionais é sem dúvida de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, pois hoje nossos alunos já fazem parte do meio digital e programar uma aula fazendo uso de tecnologias lhes prenderá mais atenção, pois as aulas se tornarão mais atrativas e interessantes para os mesmo. É preciso que nós, professores fiquemos atentos a essas mudanças e procuremos nos atualizar sempre. Desta forma estaremos aprimorando  nossos conhecimentos  e poderemos fazer com significância o uso destas ferramentas.

Profª Raquel Furtado Soares 
Professora das disciplinas de Biologia e Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário